
Filipenses 4.8-9
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Temos aqui um valioso roteiro para a nossa vida: lista das qualidades que devem ter os assuntos que ocupam a nossa mente.Antes mesmo de examinarmos a lista, veja a necessidade de cuidarmos da nossa mente. Naturalmente protegemos nossos órgãos externos e internos.
* O motoqueiro protege a cabeça com o capacete.
* Em terreno liso, andamos devagar para não cair e machucar.
* Comemos pouca gordura para não prejudicar o coração.
Apesar de não ser um órgão físico, a mente é parte vital do nosso ser. Determina as atitudes, regula as emoções e sentidos, responde pelo equilíbrio psicológico, e muito mais. E por que somos tão relaxados com as nossas mentes?
Num restaurante de beira de estrada, comemos pouco, com cuidado, para não expor o organismo a problemas. E por que não fazemos o mesmo com nossas mentes? Além da incoerência, esse é um erro muito grave.
E aqui temos a receita sobre o CONTEÚDO ideal para os nossos PENSAMENTOS. Essas qualidades não se referem ao pensamento em si, mas às coisas com as quais devemos ocupar o pensamento. Ou seja, coisas às quais iremos expor nossas mentes
Verdadeiro -Estamos rodeados de pessoas que se movem no terreno da falsidade. Saber mentir nos negócios é virtude, prometer e não cumprir é normal, etc. Saber dessas coisas é uma tentação para nos arrastar para esse padrão.
Isso, além da nossa própria pecaminosidade. Temos a tendência de dar acolhida a histórias que sabemos não estarem bem contadas, mas que nos CONVÉM acreditar. Às vezes fixamos em nossa mente imagens de pessoas que não são verdadeiras. Apenas com alguns dados já traçamos o seu perfil.
Quantos crêem em falsas doutrinas só porque o pastor disse. E não conferem na Bíblia!
Respeitável: grego: σεμνος semnos: digno de respeito, serio. (NVI: nobre) O Brasil de hoje passa por uma crise aguda de honestidade e seriedade, submerso em corrupção, hipocrisia, interesses próprios, mentiras, pragmatismo exacerbado, cinismo. Ao mesmo tempo, não adianta colocarmos culpa na coletividade. Pessoalmente somos tentados a subornar, a sonegar impostos, a progredir a qualquer custo. Muito cuidado em maquinar sobre essas coisas.
Mesmo falando de algo mais leve, às vezes é difícil definir exatamente o que é algo digno de respeito. Por outro lado, é facílimo identificar se...* ... uma conversa é séria ou debochada.* ... um livro é respeitável ou não.* ... um ambiente é recomendável ou não.Mas é preciso você ter INTERESSE nessa identificação, se quiser realmente evitar coisas não respeitáveis. E, para isso, tem de estar com a mente ligada.
Justo: Grego: δικαιος dikaios: correto, direito, justo. É comum alimentarmos nossos pensamentos com conclusões e conceitos injustos por causa de nosso egoísmo, que distorce o senso de justiça. Em principio, somos extremamente benevolentes com nós mesmos e com quem gostamos. E duros demais, muitas vezes injustos mesmo, com quem antipatizamos. Às vezes deixamos de ser justos por pura preguiça mental para analisar os fatos.- Mas como é que você fez isso com o fulano? Você foi injusto com ele!- Ih, tem razão, eu nem havia pensado nisso!
Puro-Talvez seja nesse ponto que nossos pensamentos são mais penalizados. Toneladas de lixo invadem nossas mentes todos os dias: Internet, jornais, revistas, TV, outdoors, vitrines - quase tudo voltado para a sensualidade, a impureza, a imoralidade. É quase impossível andar 10 minutos num shopping sem voltar com a mente manchada com alguma impureza: capas de revistas de CD, de livros, posters nas vitrines, quadros, além das próprias mulheres à frente, com roupa pouca e provocante. Eis um desafio muito difícil: manter a mente pura.
Amável: grego: προσφιλης prosphiles: agradável, que atraem pessoas corretas. Como encheremos os pensamentos de coisas amáveis, cercados de violência? O que falamos sobre a sensualidade, presente em tudo, se aplica à violência. Até mesmo nos desenhos animados, muitos se baseiam em perseguições, agressões, socos, etc. Na própria vida real, a violência é muito presente. Não apenas na forma de assaltos. Mas a própria disputa pela sobrevivência, cada vez mais árdua, torna as pessoas secas, frias, agressivas. A rivalidade endurece. No emprego, a luta pelo cargo vago pode se tornar selvagem. O aumento da população é outro fator que dificulta a amabilidade. A praia é cheia de gente. Nos supermercados, filas enormes. Até numa simples liquidação tem empurra-empurra. Tudo isso gera hostilidade, todos irritadiços com todos. A conseqüência natural é um comportamento coletivo grosseiro, antipático, indiferente. Parece que cada vez fica mais difícil ver uma pessoa amável com a outra, ajudando, dando um simples sorriso. Já que as coisas amáveis que ainda têm no mundo são tão poucas, seja mais um!
De boa fama- Que é aceito, que tem boa reputação. Que não vai levantar suspeitas, dúvida. Que não tem risco de escândalo. Essa é uma característica que pode variar com a cultura de cada país. Costumes bem aceitos em determinado lugar podem ser chocantes em outro.
EXEMPLO: bebida alcoólica: em alguns países, especialmente no frio, é usada de maneira familiar, nas refeições. No Brasil é fortemente associada com mundanismo, farra. Estabeleça os seus costumes pessoais com uma margem segura de que terá boa fama. se alguma virtude há e se algum louvor existe ,Paulo dá a entender que outras coisas poderiam ser enumeradas, mas prefere citar 2 características gerais, para que possamos testar tudo o que pensamos. Virtude: excelência, que contem qualidade.Louvor: digno de ser louvado por nós mesmos ou por outros. Seja isso o que ocupe o vosso pensamento, alguma coisa há de ocupar o nosso pensamento. Nem sei se é possível pensar em nada. É como o respirar: já que temos de respirar, procuramos o melhor ar possível. Então, já que tem de pensar em algo, que seja em coisas boas.
v.9 : Comentarei em detalhes na próxima semana, mas hoje quero mostrar pelo menos uma coisa: o verbo PRATICAR.Paulo passa imediatamente do pensamento para a prática. E nem poderia ser diferente. As ações seguem naturalmente os pensamento. Se alguém está cheio de pensamentos ruins, fatalmente fará coisas ruins. Mas se está com mente repleta de coisas excelentes, vai praticar coisas excelentes.Como se Paulo dissesse: “Ocupem os vossos pensamentos com essas coisas, porque somente assim irão praticá-las”.
* Quem pensa em coisas verdadeiras, não agirá com falsidade;
* Quem pensa em coisas respeitáveis, será também alguém digno de respeito;
* Quem pensa em coisas puras, terá aversão a impurezas;
* Quem pensa em coisas amáveis, será naturalmente amável;
* Quem pensa em coisas de boa fama, fará questão de andar por caminhos seguros, não suspeitos, sem dar margem a comentários que prejudique o seu próprio testemunho.
Essa é talvez a melhor passagem da Bíblia para orientar os crentes em questões delicadas, como beber socialmente, freqüentar alguns locais, jogar na loteria, etc. Embora em si mesmas não pecaminosas, serão CONVENIENTES? A melhor maneira de saber é SUBMETER AO TESTE DESSA LISTA!
Quanto a você, procure estabelecer seus padrões de conduta. É uma lista absolutamente pessoal, em que não se pode esquecer a consideração e o amor aos outros. Sua responsabilidade será enorme diante de Deus por essa lista. Nunca esqueça que, antes de tudo, Ele vê o coração! E nas coisas “cinzas”, muito difíceis, use o teste de Fp 4.8.
Encerro com uma sugestão: na dúvida, não faça!“Se você fica olhando demoradamente para o colarinho da blusa, para decidir se está sujo ou não, pode ficar certo de que está sujo, sim.” (Haroldo Reiner)
Irmão, não vale a pena correr o risco de desagradar a Deus, de prejudicar o nosso andar e o de outros também.E que o Senhor nos ajude a impregnar nossas mentes de coisas boas, para que possamos impregnar as nossas ações também de coisas boas, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo!
E se você ainda não é comprometido com Cristo, vá até Ele e deixe-se transformar!
Amém!!
Fonte:www.falandodecristo.com